Blog

Tudo que você precisa saber para criar os melhores cursos online

Atividade online em tempo de pandemia

Como aplicar as avaliações online em tempo de pandemia?

Quando pensamos em avaliação, a primeira coisa que vem em mente é o tempo e o trabalho que dá para corrigir as provas, certo? E agora com a pandemia e o novo COVID-19, como aplicar as avaliações para os alunos de sua escola? Neste tópico abordaremos alguns desafios que as escolas passaram a ter depois das grandes mudanças que o coronas vírus trouxe.


Fundo realista de coronavírus Vetor grátis


Quando esse novo vírus começou se alastrar pelo planeta, assim se tornando uma nova pandemia, todas as escolas e instituições educacionais foram obrigadas a evoluírem seu método educacional, aderindo ao uso das tecnologias e da internet para continuarem aplicando as aulas para seus alunos. Com isto, novas perguntas começaram aparecer, tais como: Como avaliar na pandemia? Como melhorar este processo? Quais ferramentas usar para aplicar as avaliações online?


Um menino pré-adolescente usa um laptop para fazer uma videochamada com a professora Foto gratuita


A migração para o mundo digital é comentada e esperada a anos, mas como foi algo repentino, pegou todos de surpresa, incluindo professores e docentes. E agora daremos algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de aplicar as avaliações online para seus alunos.


A contratação do novo funcionário, folha de papel com resposta do teste na mesa Foto Premium


Antes de começarmos, é importante entender os três tipos de avaliações e os objetivos.

  • Diagnóstica é a avaliação que ocorre no inicio do curso e tem como objetivo identificar o nível de conhecimento do aluno;
  • Formativa são todas as avaliações que são aplicadas ao longo do curso e tem como principal objetivo medir o nível de aprendizagem do aluno;
  • Somativa são as avaliações cujo principal objetivo são cumprir metas do curso e que geralmente são aplicadas no meio e no final do curso.


Agora que sabemos os três tipos de avaliações, vamos começar?


1 – Como avaliar na pandemia?

É muito importante que todos os tópicos levantados ao longo do curso sejam abordados na avaliação. Fazendo isso, os alunos perceberão que todos os tópicos são importantes e prestarão mais atenção aos mesmos.

Na hora de montar uma nova questão para a avaliação, tente usar exemplos e problemas que se aplicam a vida real e que podem se adaptar a realidade do aluno. Este tipo de questão irá estimular e ajudar o aluno a raciocinar como se estivesse acontecendo na vida dele.


2 – Como melhorar este processo?

A maioria dos sistemas de Educação à Distância permitem que você elabore avaliações online com maior facilidade e com uma variedade de opções de questões. Utilize o máximo que seu sistema lhe oferecer, crie questões de múltipla escolha, de escolha única, de verdadeiro ou falso, questões discursivas, etc…, use a tecnologia a seu favor.

Utilize textos claro na hora de criar as questões. Você pode sim criar questões complexas, mas não deixe margem para que seus alunos se cofundam na hora de ler as questões, afinal, você não estará do lado dele para solucionar a confusão que ele se enrolar.

Faça bem o uso da avaliações formativas a seu favor, pense onde o aluno está e onde deveria estar, e como suprir as lacunas que cada aluno tem.


3 – Quais ferramentas usar para aplicar as avaliações online?

Dentro do ambiente virtual é fundamental fazer uso de ferramentas digitais para melhorar o ensino a distância, tais como, vídeos, podcast, apostilas, questionários e etc…, tudo para ajudar no engajamento dos alunos nos cursos.


Com a Aprova EAD, além de você contar com todas essas ferramentas, as avaliações online são corrigidas automaticamente assim que o aluno termina de preencher, já entregando o resultado para que o aluno veja onde acertou e errou. E todos os resultados são entregues instantaneamente para o professor verificar e olhar taxas de acertos e erros do aluno.


Sua escola não tem um sistema de EAD que te ajude? Aproveite nosso sistema completo por 7 dias grátis, sem necessidade de cartão de crédito.


Ainda tem dúvidas?

Vamos conversar? Fale com um especialista em EAD agora e inicie seu projeto

Fale com um Consultor